sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TPM X Bom Humor

Boa tarde, como prometido, agente tarda mais não falha.. kk

O assunto no qual iremos discorrer não fala sobre moda, unha da semana ou look, mas uma coisa que muitas mulheres sofrem durante uma época do mês e para quem acha que é uma bobeira, saiba de uma coisa, NÃO É!
Definitivamente já foi comprovado através de estudos e pesquisas técnicas que as mulheres realmente tem alteração nos hormônios no período pré menstrual  que resulta em TPM, isso traz desconforto não somente para quem está a volta, nós sabemos, porém, também sofremos muito..
Assim, como sei que nós mulheres também não curtimos ficar de mal humor, como exemplo a Rê (Renata Campelo, isso mesmo, ela tem uma TPM péssima) Achei super interessantes essas dicas e faça o teste e descubra seu perfil de TPM..


Bom, para não dizer que essa matéria é infundada através de pesquisa a nutricionista Elaine de Pádua, da Unifesp, uma alimentação adequada pode exercer um papel importante no enfrentamento dos sintomas desagradáveis da TPM. Como exemplo ela cita o perfil em que a sensação preponderante é o inchaço:
“Mulheres com o perfil ‘inchada’ devem evitar alimentos industrializados. Eles são ricos em conservantes e em sódio, que fazem o corpo reter líquido.”
Conheça as características dos principais perfis de TPM e aprenda a priorizar o que faz bem ao corpo e a evitar o que é mais prejudicial nessa fase:
Vamos ver em qual você se encaixa::

A irritada

Quem conhece você já sabe: “naqueles dias” é melhor manter distância. Como você infelizmente não pode tirar férias de si, fuja de negociações e discussões, evite tomar decisões importantes e aposte em atividades como cinema, ioga, natação ou um bom livro que desperte seu interesse.
O que comer
A nutricionista funcional Elaine de Pádua explica: como é no intestino que produzimos boa parte da serotonina que o corpo usa para nos dar aquela sensação gostosa de bem-estar, o melhor é apostar em lactobacilos (iogurtes ou sachês vendidos em lojas de produtos naturais) e aumentar a quantidade de fibras na dieta: hortaliças cruas e sementes como a de chia e a de linhaça. Outra estratégia legal é aumentar o consumo de oleaginosas como castanha-do-pará, macadâmia e amêndoas, e de cálcio e magnésio – couve, brócolis, sardinha e tofu.
O que evitar
Açúcar, leite (rico em lactose, que rapidamente se transforma em açúcar), café (é um estimulante), refrigerantes (especialmente os de cola) e alimentos com muita cafeína (ela prejudica a absorção do cálcio da dieta).


A inchada

Começou a TPM e lá vai você se lamuriar em cima da balança. Quem ganha entre um e três quilos a cada TPM deve apostar em calças mais folgadas e confortáveis. Outra dica sábia é evitar comprar qualquer peça de roupa nesse período.
O que comer
Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio, pois ele diminui a concentração de sódio e assim ajuda a reduzir o inchaço. São boas opções: água de coco, banana, damasco e abacate, uva passa e banana seca. As frutas cítricas são fonte de vitamina C, que também ajuda a combater o inchaço: laranja, caju, goiaba e limão.
O que evitar
Tudo o que é industrializado (biscoitos, caldos artificiais, sopas instantâneas, refrigerantes, sucos de caixinha) e álcool (ele aumenta a concentração de líquidos no corpo).


A comilona

Se é doce, você come como se não houvesse amanhã. Para aliviar essa vontade, vale praticar exercícios, pois eles aumentam a sensação de bem-estar que você só consegue comendo um montão de chocolate (uma caminhada breve já está valendo).
O que comer
Aumente o consumo de cromo e magnésio, que melhoram a tolerância à glicose e aumentam a sensação de saciedade. Vale acrescentar à dieta: grãos, pão e macarrão integrais, gengibre (na salada ou no suco) e folhas verdes (couve, agrião e hortelã). Dica: banana com canela ajuda a acalmar a vontade de comer doces e é uma alternativa mais magra que o chocolate.
O que evitar
Carboidratos simples (pão, massa e arroz brancos) e doces que levem muito açúcar refinado e gordura.


A chorona

Se uns dias antes de menstruar você chora até em comercial de margarina, melhor ficar longe dos dramas (da ficção e da vida real) e se cercar pessoas que melhoram o seu astral.
O que comer
Aposte em ácido fólico, colina e vitamina B6 (ajudam a aumentar os níveis de dopamina, responsável pelo bem-estar). Você os encontra em: feijão, lentilha, grão de bico, folhas verde-escuras, grãos integrais e ovos (especialmente a gema, fonte de colina). Também vale investir em proteínas magras (peixe e tofu) e óleo de linhaça, fontes de substâncias que participam da produção de neurotransmissores “do bem”. Um chocolatinho com 70% de cacau pode ajudar com o chororô, mas não abuse, tá?
O que evitar
Carne vermelha, açúcar refinado, queijos e álcool.


Bom, a partir de hoje não teremos desculpas para os amigos, namorados ou maridos.. cuidando do nosso corpo que é tempo do Espírito Santo estaremos nós dando uma chance de ter uma vida mais agradável e de boa, uma mulher bem humorada de espírito elevado consegue quase tudo que quer..
Comentem deixando o seu perfil de TPM,
Espero que seja útil, beiijo enormee!
Beiijos* da Lary

6 comentários:

  1. TPM é terrível! como a alimentaçao pode influenciar! ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse post foi muito interessante lary.Me identifiquei com a ''inchada' eu sempre me lamento na balança da academia... Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, éé, a inchada é tenso, eu fico bem chorona, até se o leite acabar eu choro :,(
    kkkk aqui eh engraçado, mas na hr não éé!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que blog massa o seu!!! Ganhou uma frequentadora assidua!!! =D

    ResponderExcluir
  5. Que blog massa o seu!!! Ganhou uma leitora assidua!!! Parabens pelo trabalho, moça! beijo

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem q ñ tenho essas coisas kKkkkkkkk , mas a dica é mt boa.
    Ionaira

    ResponderExcluir